INSPEÇÕES PREDIAIS COM EMISSÃO DE PARECER

INSPEÇÕES PREDIAIS COM EMISSÃO DE PARECER

A Inspeção Predial (IP) é uma avaliação realizada por profissional da área técnica de engenharia e arquitetura a fim de evitar acidentes. Segundo pesquisas, uma média de 66% dos acidentes ocorridos em edificações estão relacionados à falha de manutenção e uso, cabendo ao laudo de inspeção apontar as falhas existentes e quais as medidas a serem adotadas em manutenibilidade.

As inspeções não são obrigatórias em todo o país, pois existe autonomia dos Estados e Municípios em requerer essa obrigatoriedade, o que é coerente, dada a heterogeneidade das zonas urbanas nacionais, no entanto, mesmo em cidades em que ainda não foram aprovados decretos ou leis nesse sentido, é prudente realizar estas vistorias de rotina com a emissão do parecer técnico, afinal, trata-se da segurança dos usuários da edificação e do prolongamento da vida útil da construção. De modo geral, cidades adensadas e grandes aglomerações urbanas já preveem a inspeção periódica compulsória.

Em alguns municípios brasileiros é obrigatória a emissão de Laudo Técnico de Inspeção Predial, o qual deve ser apresentado periodicamente às Prefeituras, Secretarias ou outros órgãos vinculados às edificações.

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *