Projetos

PROJETO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO

A lei federal nº 13.425, de 30 de março de 2017, versa sobre as “diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público”.

No artigo 13 da referida lei, consta que incorrerá em improbidade administrativa o prefeito que deixar de tomar providências para garantir a aplicabilidade da lei, assim sendo, entende-se que o sistema de prevenção de incêndio é obrigatório em quaisquer tipos de edificações.

Para funcionamento, são emitidos alvarás e licenças por parte do Corpo de Bombeiros e órgãos competentes.

Essa categoria de projeto visa garantir a segurança dos usuários de edificações (comerciais, industriais e residenciais), bem como fazer as interferências necessárias com o menor dispêndio de tempo e recursos financeiros. Um bom planejamento é crucial para o bom desempenho do sistema e para a economicidade da instalação.

Se você precisa realizar um projeto do sistema de prevenção de incêndio ou mesmo renovar sua licença de funcionamento junto ao Corpo de Bombeiros, entre em contato conosco e nossos profissionais da área técnica irão fornecer informações e orientações.

PROJETO DE ADEQUAÇÃO (ACESSIBILIDADE, ERGONOMIA, SEGURANÇA)

A Norma ABNT NBR 9050/2020 prevê critérios e parâmetros técnicos para adequação das edificações, equipamentos e mobiliários aos padrões de acessibilidade.

Em ambientes corporativos é de imprescindível aplicação, afinal, todos os espaços e móveis devem atender aos padrões de ergonomia a fim de garantir a saúde dos colaboradores.

Profissionais de segurança no trabalho devem orientar aos usuários dos espaços e objetos sobre como utilizar corretamente cada item, e é fundamental que desde a fase de projeto as condições de conforto e saúde ocupacional sejam observadas.

Atualmente, o atendimento à ABNT NBR 9050/2020 é exigência incessível para a aprovação de projetos junto aos órgãos responsáveis.

A adequação de acessibilidade é ampla, e envolve: projeto externo de calçadas e rampas, rebaixos, acessos, previsão de barras de apoio, sanitários acessíveis, mobiliário, regulagens, corrimãos e guarda-corpos, pontes de elevação, espaços de manobra e raios de tráfego para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência visual, estudo de áreas de alcance mecânico e visual, entre outros.

PROJETO DE RESTAURAÇÃO

A Construção é um legado que distingue povos, culturas, períodos, estilos artísticos, e que pode significar muito mais do que a pura técnica construtiva, simbolizando a identidade de um lugar e povo, caracterizando o senso de pertencimento, entre outras significações.

O Patrimônio Histórico deve ser preservado por estas e outras razões e, para garantir a preservação cultural, existem diferentes correntes de pensamento sobre o tema da “Restauração”.

Os métodos de investigação, levantamento, determinação estilística, especificação dos materiais, adequação técnica, entre outras pesquisas que são necessárias para o projeto de restauração, devem ser criteriosos a fim de não comprometer o bem a ser restaurado. Falhas de especificação, por exemplo, podem comprometer seriamente a vida útil dos elementos construtivos.

O departamento técnico da Patrinni Marchiorato lhe apresentará orientações sobre as cartas do restauro, sobre as técnicas mais adequadas para o caso específico que for apresentado, sobre a viabilidade técnica das intervenções, sobre a legislação incidente e sobre os investimentos necesarios para a intervenção.

Tem dúvidas sobre o que pode fazer com seu bem tombado pelo patrimônio histórico?

Precisa restaurar?

Precisa fazer adequações técnicas, de uso ou de acessibilidade?

Não corra riscos e esteja atento à legislação, fale com quem entende de Restauração de Patrimônio.

Fale conosco!

PROJETO DE ARQUITETURA E COMPLEMENTARES

O Projeto Arquitetônico é também chamado “projeto-mãe” de uma construção. Ele dá as diretrizes gerais do conceito e da forma, apresentando soluções para os problemas de fluxo e uso, garantindo a otimização dos espaços, a efetividade do conforto ambiental, eficiência energética e harmonização geométrica. Esse projeto pode imprimir diferentes significados à obra, tornando-a um ícone, um emblema, é a materialização de sonhos.

Os projetos complementares consistem em soluções técnicas que garantem a eficiência e perfeito funcionamento do conjunto construído. São essenciais à edificação e, quando bem estruturados, garantem economia, tanto na fase de execução das obras, quanto no uso e operação da obra pronta.

Estes projetos que dão funcionalidade e garantem o bom desempenho da edificação são: projeto elétrico, hidrossanitário, de fundações, estrutural, sistemas complementares (instalações de gás, telefone, internet, etc).

Precisa de agilidade e qualidade?

Quer resolver todos os seus problemas num só lugar?

Precisa de um projeto completo que atenda às suas expectativas e obtenha rápida aprovação nos órgãos públicos?

Entre em contato! Estamos aqui pra te ajudar!

PROJETO DE ARRUAMENTO E PAVIMENTAÇÃO

O projeto de arruamento e pavimentação, quando bem elaborado, fornece fluxos inteligentes e uma logística otimizada.

Além do emprego de conhecimentos sobre fluxos de escoamento de trânsito, há outras competências que são indispensáveis para o funcionamento ideal do sistema de ruas, tais quais, mecânica dos solos, para determinar o tipo de tratamento que o solo deverá receber antes da pavimentação; conhecimentos topográficos, a fim de trabalhar melhor os sistemas de drenagem e escoamento; familiaridade com a química dos materiais, para propor a melhor especificação e traços, entre outras ciências.

A boa qualidade das pavimentações implica em economia de longo prazo, diminuindo a frequência de manutenções e garantindo as propriedades físicas ideais para minimizar os riscos de acidentes, por exemplo.

Faça seu projeto conosco e dê tranquilidade aos condôminos. Temos a qualidade e a segurança que você procura.

LOTEAMENTO E PARCELAMENTO DO SOLO

Áreas de terra, glebas e terrenos amplos agregam enorme valor quando são parcelados em forma de loteamento. Para o efetivo sucesso nas vendas, porém, é necessário observar uma série de questões de cunho comercial e técnico.

Além da análise de mercado, evidentemente fundamental para iniciar um empreendimento de tal natureza, é necessário agregar valor ao loteamento proposto com a aplicação de conceitos científicos e empíricos como, por exemplo, o posicionamento geográfico mais vantajoso das unidades independentes, a utilização da topografia como partido de projeto, o melhor aproveitamento das áreas de concessão e reservas ambientais e a definição do traçado urbano mais eficaz e inteligente.

Traga suas dúvidas e expectativas, entre em contato com o departamento técnico da Patrinni Marchiorato.

PROJETOS DE REFORMA E REPAGINAÇÃO DE ESPAÇOS

O projeto de reforma é diferente do projeto de restauração, sendo que este último refere-se à recuperação de bens com valor histórico, enquanto que a reforma pode ser empregada em edificações de qualquer natureza, desde que não apresentem restrições legais.

No meio comercial, o projeto deste escopo tende a apresentar funções mais elaboradas, pois, além de atender necessidades de operação, atende aos interesses do Marketing, utilizando ferramentas da Neuroarquitetura (ciência que estuda o efeito da composição espacial sobre os sentidos humanos).

Não obstante a todo o estudo social que se requer para a escolha de elementos eficientes para serem utilizados na recomposição do espaço, existe uma exigência que é comum a todos os tipos de reforma: a adequada especificação de materiais e técnicas construtivas, que fará toda a diferença na qualidade final da reforma e nos prazos de manutenção.